Desde a manhã do dia 1º deste mês, funcionários do DAE estão percorrendo as ruas da cidade com a Operação Tapa Buracos. Esta é a terceira vez, no ano, que ocorre este serviço. A primeira etapa foi realizada em fevereiro e a segunda, em março.
Mesmo com a realização das operações 1 e 2, a cidade continuou contando com número de buracos que aumentaram com o trânsito, a chuvas e os locais abertos para execução de derivações de água e esgoto.
Para a realização da 3ª Etapa, como já havia passado o Período emergencial, foi necessária a realização de processo licitatório para compra de massa asfáltica, o que devido às burocracias legais, atrasou o cronograma estabelecido (maio e junho), pela Prefeitura e DAE, uma vez que a aquisição de qualquer material ou serviço público se dará mediante legislação especifica. “Todas as contratações com terceiros, serão necessariamente precedidas de Licitação, ressalvadas as hipóteses previstas na Lei (Art. 2º – 8.666/93)”. Em situações de Emergência, pode se fazer através de contratação direta, quando significa a necessidade de atendimento imediato a certos interesses, visto que a demora em realizar a prestação produziria risco de sacrifício a determinados valores tutelados pelo ordenamento jurídico, o que aconteceu nas 1ª e 2ª etapas.
Para a “Operação 3” foram adquiridas 100 toneladas de massa asfáltica pelo DAE e mais 200 pela Prefeitura. Na Rua Bueno Brandão, centro da cidade, no entorno do Hospital Maternidade e em todo o Bairro Bom Sucesso, o trabalho já foi realizado. A previsão para a conclusão desta etapa é que, até no final da semana que vem (09/07), toda a situação crítica seja sanada.