Dentro do planejamento do DAE, para execução de serviços deste ano, está a regularização dos hidrômetros que foram instalados erroneamente. Esta ação visa melhorar a capacidade de leitura e também de observação da condição dos aparelhos.
O hidrômetro é um aparelho utilizado para medir o consumo de água. Assim toda vez que o usuário abrir a torneira, o chuveiro ou der descarga, o hidrômetro entra em ação. É ele que indica a quantidade de água que a população consome. Para acompanhar o consumo mensal de água, o leiturista anota os números registrados no hidrômetro, desprezando o último, na cor vermelha. Os algarismos são subtraídos pelos números da leitura colhida na conta do mês anterior e fica registrado no campo “leitura atual”. O resultado significa o consumo de água no período, entre as duas datas. Isto pode ser feito diariamente, semanalmente, ou em um outra periodicidade, mas é necessário que o leiturista tenha acesso aos hidrômetros.
Hidrômetros soterrados, quebrados, embaçados, já estão sendo substituídos ou consertados, desde janeiro deste ano. Agora, o Departamento de Água e Esgoto está trocando de lugar os que foram instalados dentro dos imóveis. Para isso, envia um comunicado ao proprietário do bem patrimonial sobre a irregularidade e solicita sua presença para que seja autorizada a troca para o local acessível à coleta de dados.
A instalação e manutenção dos hidrômetros é de responsabilidade do DAE. Ao ser instalado, o hidrômetro está calibrado e em perfeitas condições de uso; o hidrômetro deverá ser bem cuidado e conservado, os lacres têm de ser mantidos intactos. Portanto é importante evitar que crianças ou outras pessoas mexam no hidrômetro; O acesso a ele deve estar sempre livre para facilitar o trabalho do leiturista. Desde março deste ano, o Departamento adotou um nova ação na coleta da leitura: o funcionário colhe os dados e registra com fotos os números do hidrômetro. Esta foto fica arquivada no sistema e facilita tirar dúvidas quanto ao erro na leitura.