Ontem(05), pela manhã, quando funcionários da Prefeitura de Tupaciguara faziam a limpeza dos banheiros na Praça João de Barros Ferreira, se depararam com um entupimento nos vasos sanitários do local. Mau cheiro, sujeira e dano ao patrimônio público são consequencias de atitudes erradas, por parte dos usuários da Praça, que é uma das mais frequentadas pela população.
O setor de manutenção do DAE foi acionado para proceder ao desentupimento, provocado por descartes irregulares de objetos. Não obstante o mau funcionamento da rede, estes objetos descartados na rede coletora, ou na tubulação, geram prejuízos para a comunidade e para o DAE que precisa deslocar equipes, escavar tubulações e muitas vezes fazer reparos na rede, gerando prejuízos aos cofres públicos.
O sistema de esgotamento sanitário foi concebido para receber apenas o esgoto doméstico. Qualquer objeto diferente pode causar entupimento, impedindo a passagem normal do esgoto.
Infelizmente o descarte de objetos como cds, livros, materiais escolares, absorventes, camisinhas e até roupas são comumentes encontrados na rede de esgoto da cidade.
Casos de retorno do esgoto dentro dos imóveis e extravasamento em vias públicas foram causados por materiais que não deveriam estar dentro da tubulação, gerando prejuízos para todos.
O DAE orienta a população para que faça bom uso do bem público. Além dos custos ao erário público, a falta de higiene e cuidados se reflete também na saúde.