No último dia 29, DAE e Prefeitura participaram da cerimônia que marcou a implantação da Estação de Tratamento de esgoto da cidade mineira de Santa Juliana, situada a Oeste do Alto Paranaíba.
Representando o Departamento de Água e Esgoto, o Engenheiro do DAE – Glênio Silvério e o Técnico, Genivaldo Carreiro, foram acompanhados da Secretária Municipal de Meio Ambiente, Paula Rodrigues Teixeira e do Engenheiro Ambiental- Rafael Melo -que representaram o Prefeito Neto.
À convite do Prefeito Belchior Antônio (PSDB), Tupaciguara se valeu da oportunidade para conhecer o sistema que estuda implantar no municipio para tratar o esgoto. Quem está à frente desse projeto é Dr. Giovanni Salviano, que esteve, recentemente, no Gabinete do Prefeito Francisco Neto apresentando para o Diretor do DAE, Marcelo Novais, um nova tecnologia desenvolvida por ele e sua equipe com tratamento de enzimas.
O tratamento do esgoto é parte do plano de governo da atual gestao. Em meados de maio deste ano, foi protocolado junto à FUNASA, um projeto para a implantação da ETE, porém, com esse novo manejo demonstrado pelo Dr. Giovanni, o DAE, agora, estuda viabilidade de aderir ao projeto.
Segundo os engenheiros que visitaram Santa Juliana, o custo e a execução do projeto parecem mais adequados ao que se pretende implantar em Tupaciguara.
Uma nova reunião será marcada com as partes para finalização das tratativas.